• Pangea

VOCÊ SABE QUAL É O IMPACTO AMBIENTAL DE SUA CADEIA DE FORNECEDORES?

Nº4



10 DE SETEMBRO, 2013


As cadeias de fornecedores costumavam ser discutidas somente nas áreas de logística e compras, sendo que apenas duas coisas realmente importavam: entregas nos melhores prazos e com os menores preços. 


Entretanto, hoje as boas práticas da cadeia de fornecedores são consideradas fundamentais não apenas para o bom desempenho dos negócios de uma empresa, mas também para o seu bom desempenho ambiental e reputacional. 


Segundo dados da Trucost, a média dos impactos ambientais diretos de uma empresa é de 40%, e os 60% restantes dizem respeito a seus impactos ambientais indiretos, ou seja, impactos de sua cadeia de fornecedores. Setorialmente, essa média é bastante variável, sendo que no setor alimentício os impactos ambientais diretos representam 8% do total dos impactos, já na indústria de base, este valor passa a ser 75% (Gráfico abaixo).




Fonte: Truecost


Apesar do surgimento de novos padrões para acompanhar os impactos da cadeia de suprimentos, tais como Greenhouse Gas Protocol’s Corporate Value Chain Accounting And Reporting Standard, para a contabilização de emissões de gases de efeito estufa indiretas, ainda resta o desafio da coleta de dados confiáveis e comparáveis dos  fornecedores de grandes empresas, que muitas vezes somam dezenas ou milhares.

Ao mapear os impactos ambientais da sua cadeia produtiva, uma empresa pode estabelecer critérios socioambientais para contratações e compras, e possivelmente diminuir os impactos ambientais de sua organização de forma custo-efetiva. Além disso, uma abordagem que envolve engajamento e capacitação  de fornecedores é muitas vezes a melhor forma de lidar com estes impactos, pois possibilita a estes estabelecer também o gerenciamento de seus riscos e oportunidades, provocando um impacto positivo em rede. Por fim, a aproximação possibilitada por esta abordagem nutre um bom relacionamento com atores que têm um papel absolutamente estratégico na resiliência da sua empresa. 

Nenhuma empresa gera valor isoladamente, portanto, a sua saúde dependente da saúde de sua cadeia. A Pangea Capital  pode auxiliar a sua empresa a mensurar, reportar e gerenciar a sua cadeia com qualidade e transparência, possibilitando a geração de valor em rede.


Equipe Pangea Capital


A Pangea Capital tem como objetivo gerar valor a seus clientes através da redução de seus impactos e vulnerabilidades e da identificação de oportunidades relacionadas a uma nova economia, moldada por um cenário de mudanças climáticas e escassez de recursos.

0 visualização

PANGEA CAPITAL

[email protected]

+ 55 11 2307.0018

Rua Cônego Eugênio Leite, 933, Cj. 131

Pinheiros | São Paulo | SP | CEP 05414-012

UMA EMPRESA DO GRUPO

Radicle_Logo_coral.png