UMA EMPRESA PODE SER UM HERÓI?

Nº1



10 DE SETEMBRO, 2013


Assim como um herói, que pensa além do seu ganho pessoal para o beneficio de todos, uma empresa-herói é aquela que não se limita apenas a metas financeiras, mas sim em provocar um impacto positivo no mundo. Afinal de contas, se uma pessoa pode fazer um bem para o mundo e tornar-se emblemática pelos seus esforços, por que não poderia uma empresa? 


Já é possível identificarmos algumas empresas-herói hoje em dia. Elas gozam de lealdade por parte de sua rede (tanto colaboradores quanto clientes) e são mais resilientes à crises. Elas são algumas das empresas mais bem sucedidas da atualidade e as marcas que serão donas do amanhã.  

Segue abaixo alguns passos básicos na agenda de uma empresa-herói:


1. Prepare-se para a jornada (Planeje)

Isso significa ter uma estratégia coesa para alcançar, simultaneamente, a saúde social, econômica e ambiental. Este planejamento é essencial e se bem implementado, ele proporcionará eficiências e retorno financeiro, impressionará seus stakeholders e tornará o negócio mais resiliente às impermanências dos nossos tempos.  


2. Estabeleça uma missão (Tenha metas)

Esta missão deve ser:

• Simples

• Audaciosa

• Alcançável

As melhores missões resolvem problemas sociais ou ambientais e também problemas relacionados aos negócios. 


3. Inspire o outro a adotar a causa de sua missão (Engaje, mobilize e articule)

Por que resolver problemas por conta própria se você pode envolver outros na sua missão?

Primeiro, faça de seus colaboradores os seus primeiros reforços; em seguida seus clientes (se eles já amam sua empresa amarão ainda mais); depois busque parceiros que possam ajudar na missão (ONGs, outras empresas, poder público, etc); e, finalmente, envolva seus fornecedores, ao engajá-los você conseguirá realmente multiplicar seu impacto positivo.

Adequação legal, eficiência, responsabilidade, vantagens ou simplesmente credo. Há muitas razões pelas quais empresas se tornam heróis, o importante é se tornar um. A Pangea Capital está em busca de empresas-herói para somar esforços às suas missões, e de aspirantes a herói, que enxergam nesta transformação uma oportunidade de valor.


Roberto Strumpf, sócio-diretor da Pangea Capital


A Pangea Capital tem como objetivo gerar valor a seus clientes através da redução de seus impactos e vulnerabilidades e da identificação de oportunidades relacionadas a uma nova economia, moldada por um cenário de mudanças climáticas e escassez de recursos.

3 visualizações

PANGEA CAPITAL

[email protected]

+ 55 11 2307.0018

UMA EMPRESA DO GRUPO

Radicle_Logo_coral.png

Rua Cônego Eugênio Leite, 933, Cj. 131

Pinheiros | São Paulo | SP | CEP 05414-012