PANGEA CAPITAL

contato@pangeacapital.com.br

+ 55 11 2307.0018

Rua Cônego Eugênio Leite, 933, Cj. 131

Pinheiros | São Paulo | SP | CEP 05414-012

  • Pangea

QUAL O VALOR DA SUSTENTABILIDADE?

Nº5



10 DE SETEMBRO, 2013


Em 1999 surgiu nos USA o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), desde então a quantidade de empresas que tem tentado integrar o DJSI tem aumentado constantemente - de 469 em 1999 para 1.237 em 2009. Desde o seu início, o DJSI World, que é baseado no free float market cap, aumentou em 31,66% entre janeiro de 2009 e janeiro de 2010 (o índice Morgan Stanley Capital International – MSCI - aumentou em 25,92% no mesmo período). No Brasil, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) surgiu em 2005 e já valorizou em 124,4% nestes últimos 8 anos, mais que dobro da valorização do Ibovespa no mesmo período, que ficou em torno de 48,7%. Este cenário se repete na Europa e em várias outras regiões do mundo, com projeção de que, até 2015, de 15% a 20% dos ativos do mundo serão gerenciados de acordo com diretrizes de sustentabilidade.


Estes números mostram que os fundos sustentáveis, por reunirem ações de empresas que investem em boas práticas de governança e socioambientais, estão melhor preparados para enfrentar as turbulências econômicas e a mobilização de consumidores e governos por negócios éticos e sustentáveis. Como consequência, estes fundos têm demostrado melhor performance do que os convencionais.


Esta materialização da sustentabilidade por parte do mercado financeiro é uma tendência crescente, que veio para ficar. O valor agregado por este movimento de mercado às empresas vistas como sustentáveis é lastreado por uma série de benefícios propiciados pelo exercício de entrada neste índice, tais como: 


  • Mapeamento de temas críticos da sustentabilidade para a realidade da empresa;

  • Identificação de gaps e prioridades e ação visando a geração de valor compartilhado;

  • Melhora no relacionamento com diversos stakeholders e ganhos reputacionais;

  • Acesso ao conhecimento.


Durante muito tempo, acreditava-se que o grande estopim do desenvolvimento sustentável seria engajar os investidores. Investimentos socialmente responsáveis ainda não são mainstream, mas este momento está chegando perto. A Pangea Capital acredita no valor da sustentabilidade e pode ajudar a sua empresa a materializar este valor através de exercícios e diagnósticos baseados no processo do ISE. 


Roberto Strumpf, sócio-diretor da Pangea Capital


A Pangea Capital tem como objetivo gerar valor a seus clientes através da redução de seus impactos e vulnerabilidades e da identificação de oportunidades relacionadas a uma nova economia, moldada por um cenário de mudanças climáticas e escassez de recursos.

2 visualizações