PANGEA CAPITAL

contato@pangeacapital.com.br

+ 55 11 2307.0018

Rua Cônego Eugênio Leite, 933, Cj. 131

Pinheiros | São Paulo | SP | CEP 05414-012

  • Pangea

QUAL O FUTURO DA EDUCAÇÃO?

Nº48



29 DE JUNHO, 2018


A educação é um processo complexo e dinâmico, do qual participamos ao longo de toda a nossa vida; a sociedade é educadora e aprendiz ao mesmo tempo, assim como cada um de nós.


“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (Paulo Freire)


O universo da educação está em profunda transformação; é cada vez menos valorizado o modelo tradicional e conteudista de ensino, onde o papel do professor é apenas transmitir o conteúdo e o papel do aluno é apenas absorver informações.


Hoje o processo de aprendizagem é mais dinâmico e horizontal, colocando os alunos como agentes autônomos do próprio desenvolvimento através da construção do conhecimento em conjunto com os educadores, outros alunos e as organizações.  


Na busca por modelos de educação inspiradores, alguns princípios comuns se destacam dentro do que acreditamos ser a educação do (e para o) futuro que queremos:


  1.  A educação do futuro deve ser inclusiva, acessível e democrática, não dependendo do nível de renda para ter acesso à educação de qualidade.

  2. Para que o ensino seja realmente empoderador, ele deve estimular a postura crítica do aluno; dando referências, autonomia e liberdade.

  3. A educação não termina na sala de aula; para facilitar o processo de aprendizagem é preciso trazer os conhecimentos para a realidade prática e cotidiana.

  4. A tecnologia é um grande apoio para a educação, através dela é possível fazer com que experiências e conhecimento cheguem em qualquer lugar do mundo.

  5. A transdisciplinaridade é o olhar múltiplo para cada situação, buscando não setorizar o conhecimento, mas sim encontrar um sentido conjunto para todo o aprendizado adquirido.

  6. É fundamental o desenvolvimento da inteligência socioemocional. O autoconhecimento, a compreensão do outro e a empatia são habilidades essenciais para a construção de uma sociedade mais harmônica.

  7. Precisamos construir um sistema educacional que desenvolva maior consciência sobre o nosso planeta, despertando o sentimento de pertencimento e respeito ao meio ambiente.

Casos reais da aplicação destes princípios podem ser encontrados aqui mesmo. Inspirada por estes pensamentos, a PANGEA vem desenvolvendo uma metodologia de ensino inovadora que, através de conteúdos técnicos aprofundados e formatos interativos e lúdicos, visa engajar e formar gestores em temas ambientais cruciais para o sucesso das organizações.


Foi através deste processo que surgiu a Trilha da Transformação, um programa de formação com foco em gestão estratégica do capital natural. Além disso, vale destacar a recém lançada Plataforma CDP Education de ensino à distância (EAD), uma parceria entre a PANGEA e o CDP que visa agregar escala e qualidade aos reportes das empresas, capacitando gestores para responder com mais embasamento os questionários sobre mudanças climáticas, recursos hídricos e florestas.


Com isso, esperamos estar contribuindo para o futuro da educação, das organizações e do Planeta como um todo, através de experiências de aprendizado que evidencie a importância da geração de valor compartilhado.


Roberto Strumpf e Gabriela Pagano

1 visualização