PANGEA CAPITAL

contato@pangeacapital.com.br

+ 55 11 2307.0018

Rua Cônego Eugênio Leite, 933, Cj. 131

Pinheiros | São Paulo | SP | CEP 05414-012

  • Pangea

JÁ ACABOU?

Nº35



4 DE DEZEMBRO, 2015


Adeus ano velho... feliz ano novo!

Diante do fim, seja ele qual for, sentimos a necessidade de reavaliar o caminho percorrido até então. É a famosa

retrospectiva. Você já fez a sua?


Nós da Pangea fizemos a nossa e podemos dizer que foi um ano de grandes conquistas, belos projetos, novas parcerias e um aceno animado para o próximo ano, cheio de novidades e oportunidades. Em 2015, atuamos principalmente em dois eixos – mudanças climáticas e serviços ecossistêmicos, em áreas de mensuração, gestão e conhecimento. Tivemos também o prazer de trabalhar com dois setores fundamentais para o Brasil: agropecuário, principal setor econômico do país, e com cidades, fundamental para o bem-estar de toda a população. Conheça alguns dos nossos projetos:


2014


Cidades

Inventários WRI:

 - capacitação técnica e elaboração do inventário anual de emissões de GEE relativas à cidade de Salvador com base na metodologia GPC (Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories);

- capacitação técnica e revisão do inventário anual de emissões de GEE relativas à cidade de Florianópolis com base na metodologia GPC .


Cidades

Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID):

- estabelecimento de cenários de produção base e alternativas de mitigação de emissões de GEE;

- criação da Curva de Custo Marginal de Abatimento de Emissões (Curva MAC) para análise de oportunidades de baixo carbono associadas ao consumo de energia na indústria química paulista, tanto no âmbito econômico como no potencial de redução de emissões de GEE. A Curva MAC será fundamental para a criação de políticas públicas coerentes para a redução de emissões na Cidade e Estado de São Paulo



2015


Serviços Ecossistêmicos

GIZ: 

- elaboração de estudo sobre o conhecimento e incorporação da temática de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BSE) adotado no trabalho das Federações da Indústria nos Estados do AM, AC, GO, MG RJ e BA;

 - elaboração da proposta de engajamento para as Federações e seus associados no âmbito do programa TEEB Regional-Local.


Agronegócio

KRYA: elaboração de um banco de indicadores ambientais, base para a criação de um produto financeiro destinado a pecuaristas que buscam adotar práticas agrícolas alinhadas aos fundamentos socioambientais.


Agronegócio

Raízen:

- elaboração da pegada de carbono do etanol de segunda geração; e

- revisão da pegada do etanol de primeira geração produzidos na Usina Costa Pinto com base na metodologia PAS2050.


Agronegócio

Comitê Olímpico: revisão bibliográfica sobre os fatores de emissão do diesel e biodiesel brasileiro com o objetivo de embasar a tomada de decisão do Comitê Olímpico.


Agronegócio

WRI: trabalho com produtores rurais no Estado do Mato Grosso, integrantes do Projeto “Carbono Araguaia”, para promover o aprimoramento de práticas agropastoris sustentáveis, por meio das ações de: engajamento e capacitação de produtores rurais para a implementação do GHG Protocol Agrícola e mensuração do potencial de redução de emissões do Projeto.


Conhecimento

Além dos trabalhos desenvolvidos este ano, citados acima, desenvolvemos novos serviços.  A Pangea acredita que verdadeiras mudanças se concretizam quando desenvolvemos o capital humano de uma organização. Por isso, desenvolvemos um novo produto em 2105: a Trilha da Transformação - workshops estratégicos, técnicos e comportamentais em sustentabilidade. A intenção é engajar e motivar todos os colaboradores de uma organização, ensinando e aprendendo por meio de jogos, atividades cooperativas e diferentes mídias.


2015: que ano!


Sabemos que 2015 foi um ano marcado por fatos que colocaram definitivamente a sustentabilidade do planeta em pauta: 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável lançados pela ONU[1], a Conferência do Clima (COP 21)[2], o empoderamento feminino[3] e por aí vai. Mas, nem tudo são flores: nunca vimos tantos casos de corrupção, a economia retraída e encolhendo, o desemprego aumentando, cortes e mais cortes no orçamento, crise hídrica e inúmeros atentados contra a natureza. Veja os destaques, positivos e negativos, que separamos:


Positivo


Barack Obama: o presidente norte-americano apresentou uma ambiciosa plataforma[4] para combater as mudanças climáticas nos EUA. O país quer reduzir em 27% as emissões até 2025, com base nas emissões de 2005. Além disso, firmou um acordo inédito com a China para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Papa Francisco: capaz de se comunicar com todos, Francisco tem sido um porta-voz das questões socioambientais através do globo, em especial o aquecimento global e as mudanças climáticas. Até personagem de campanha[5] ele virou, divulgando a encíclica pelo clima.

Leonardo DiCaprio: ator norte-americano e ativista ambiental, doou USD$ 15 milhões para projetos em prol do meio ambiente, por meio de sua fundação que apoia programas em mais de 40 países. Além disso, produziu o documentário “The 11th Hour”[6], que nos questiona o que fazer para atacar as mudanças climáticas.

Escolas de São Paulo: alunos da rede estadual de São Paulo ocupam inúmeras escolas[7], por semanas seguidas, para impedir que seja implementada a todo e qualquer custo a política de educação que prevê o fechamento de mais de 100 escolas em todo estado. Uma inspiração para a transformação do futuro do país.


Negativo


SAMARCO: a mineradora, de propriedade da Vale e BHP, foi responsável por um dos piores crimes ambientais[8] dos últimos tempos no país. O rompimento da barragem de resíduos devastou inúmeros municípios brasileiros e a lama tóxica que vazou do compartimento deixou milhares de pessoas sem acesso a água potável, matou rios, fauna e flora, além de avançar descontroladamente pela costa brasileira.

Belo Monte: mesmo com diversas condicionantes não cumpridas, inúmeros desrespeitos às leis ambientais e impactos negativos em sua construção, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte[9] recebeu sua Licença de Operação. Um cenário que não tem mais volta.

Volkswagen: a montadora alemã enfrenta a pior crise de sua história recente[10]. O maior fabricante de carros do mundo reconheceu que instalou um software para driblar controles ambientais em mais de 11 milhões de veículos com motor diesel no mundo.

Crise hídrica[11]: o Brasil entrou para o noticiário internacional no ano de 2015 como a fotografia do colapso hídrico – de um lado seus vastos rios e bacias hidrográficas, responsáveis por alimentar uma das maiores matrizes energéticas limpas do planeta; do outro a escassez hídrica vivida por inúmeros municípios brasileiros, comprometendo a qualidade de vida e a economia do país. O destaque, negativo, ficou por conta da capital São Paulo, que viu seus reservatórios praticamente desaparecerem. Com isso, a crise hídrica pela qual o país passa tornou-se tema central da discussão de diversos setores da sociedade.



A Pangea acredita que para transformar o mundo em que vivemos é necessário mais do que apenas belas imagens, palavras impactantes e análises complexas. É preciso agir e logo. Ao longo de 2015 aprendemos, evoluímos e nos preparamos para oferecer as melhores soluções em gestão da sustentabilidade, a fim de contribuir para as principais causas globais. Agradecemos a todos, clientes e parceiros, que caminharam junto conosco este ano e reafirmamos o nosso compromisso em continuarmos juntos na caminhada por um mundo melhor em 2016! Boas festas.


Equipe Pangea Capital




[1] http://www.pnud.org.br/ods.aspx [2] http://www.cop21paris.org/ [3] http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres [4] http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/eua-apresentam-programa-mais-ambicioso-de-sua-historia-contra-as-mudancas-climaticas-17058733 [5] https://www.youtube.com/watch?v=eC2Fi4WytWc  [6] https://www.youtube.com/watch?v=7IBG2V98IBY [7] http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,sp-tem-74-escolas-ocupadas-contra-reorganizacao,10000002595 [8] http://brasil.elpais.com/tag/samarco_minerac%C3%A3o/a/ [9] http://www.socioambiental.org/pt-br/dossie-belo-monte [10] http://brasil.elpais.com/tag/volkswagen/a/ [11] http://brasil.elpais.com/tag/crisis_hidrica/a/

0 visualização